Dúvidas

Qual a diferença entre engenheiro e arquiteto?

Postado em 04/06/2015 as 13:47hs

 

Em termos legais, tanto o Arquiteto e o Engenheiro podem atuar na edificação, se responsabilizando pelos projetos, execução e fiscalização das obras. Porém, a diferença desses profissionais está principalmente na sua formação acadêmica, que tem focos diferenciados. E, por isso, cada um atua muito melhor em um aspecto específico da construção do que o outro.

 

 

A formação acadêmica do arquiteto aborda mais a área “humana” da construção, de forma que esse profissional é responsável por conversar com o cliente, entender o que ele deseja da edificação e, com isso, elaborar um projeto que contemple suas preferências. É o arquiteto que dá início à obra, planejando-a conforme as vontades e necessidades do cliente.

No projeto arquitetônico que o arquiteto elabora é representada a melhor forma de aproveitar os espaços, além de ideias ligadas ao paisagismo e ao design de interiores.

O engenheiro civil tem uma formação acadêmica mais voltada para a área das “exatas”, incluindo várias disciplinas ligadas à matemática e à física. Desse modo, este profissional está mais habituado a fazer os cálculos necessários para concretizar o trabalho do arquiteto com total segurança. Geralmente o engenheiro se envolve mais com a parte estrutural da construção. Ele analisa as forças a que a edificação estará sujeita, como o tipo de solo e a intensidade de ventos na área. Assim, dimensiona o tamanho e a quantidade de colunas necessárias, faz a distribuição de cargas em cada ambiente e especifica os melhores materiais a serem utilizados na obra visando à economia e à estabilidade da construção. Normalmente é o engenheiro civil que indica as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, bem como acompanha o desenvolvimento da obra para que tudo seja feito conforme especificado pela arquiteta e dentro das normas. Este profissional, por formação, também está habilitado para coordenar a construção de outras obras, como pontes, viadutos, barragens e estradas.

Gostou? Compartilhe!



© Direitos 2019 por DEBORA SILVA. Todos os direitos reservados.